O monitoramento diário não é a única ferramenta para obter insights para as marcas. Engajamento e produção de conteúdos são conceitos que andam lado a lado. Afinal, como construir e manter um público sem um bom conteúdo?
Nesse rol, a audiência também vai ficando mais exigente sobre o que quer consumir. O próprio uso das redes sociais deixou mais claro que para ganhar um cliente não se trata de ter apenas um bom produto ou serviço, experiência de valor e relacionamento são essenciais também. Bom, em terra de rede social, quem tem ferramentas para ajudar na produtividade e nas ideias é rei!
Por isso, estou aqui hoje para compartilhar algumas delas. Todas tem versão gratuita, e algumas disponibilizaram a versão paga.
1. Facebook insights to go
Essa é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Facebook para auxiliar na criação de um plano de conteúdo. O serviço pode ser muito útil principalmente para pequenas e médias marcas. O plano é personalizado, ajudando na organização, criação e acompanhamento de metas.
Para acessar gratuitamente e criar o seu clique aqui.
2. Keywordtool
Este é um analisador de palavras-chave que mostra os principais temas associados com o termo buscado. Não é necessário criar uma conta para fazer pesquisas. A ferramenta também permite escolher a língua e o canal de busca na versão gratuita. Inclusive, a pesquisa do termo pode ser feita em 8 plataformas diferentes (Google, YouTube, Bing, Amazon, Ebay, Play Store, Instagram e Twitter)
Abaixo a demonstração da busca pelo termo “podcast” no Google:
Para acessar o Keywordtool clique aqui.
3. Answer The Public
O que as pessoas estão falando sobre arroz? Ou sobre verão? Essa é a proposta do Answer The Public. Escolha o país, a língua, o termo e clique em pesquisar! A ferramenta gratuita divide a associação de termos em 4 pilares: dúvidas, preposições, comparações e alfabeto. Também é possível fazer download dos dados coletados de maneira gratuita.
Abaixo os resultados do termo “podcast” associado com preposições:
Para acessar o Answer the Public, clique aqui.
4. Also Asked
O Also Asked também associada o termo com base no que as pessoas estão mais perguntando. A pesquisa também é muito simples e gratuita: basta digitar o termo, a língua e a região. Pronto! A plataforma entrega em formato de word tree o que as pessoas estão dizendo online.
Para fazer download dos dados apenas na versão paga, mas você pode gratuitamente segmentar a busca clicando nos resultados para o termo pesquisado. Por exemplo, ao pesquisar "maquiagem", queremos entender melhor as questões associadas com “Quais produtos para fazer uma maquiagem simples?”, basta clicar e as dúvidas associadas ao termo de interesse serão apresentadas, conforme exemplo abaixo:
Para acessar o Also Asked, clique aqui.
Quantas dessas dúvidas você pode responder a seu consumidor servindo-lhe um conteúdo útil e de experiência? As ferramentas vão ajudar a oxigenar a criatividade e assertividade, além de entregar os assuntos "mais quentes" do momento. Demais, né?
E você, conhece ou já utiliza alguma dessas ferramentas? Se tiver alguma para indicar, comenta aqui embaixo que vou adorar conhecer! =)