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Black Friday 2021 - Dicas e tendências para todos os tamanhos de negócios

Black Friday 2021 - Dicas e tendências para todos os tamanhos de negócios
Luana Segatto
set. 20 - 9 min de leitura
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Após 11 anos, Black Friday ainda é um dos eventos mais aguardados do varejo brasileiro – tanto pelas marcas como pelos consumidores. E, apesar de parecer cedo, já é hora de falarmos sobre a tão aguardada data, suas tendências e como fazer o melhor aproveitamento dela para a comunicação da sua marca/negócio. Segundo um levantamento do portal UOL, 92% dos compradores on-line já começam a fazer suas pesquisas de compras e preços 2 meses antes do evento.

A pandemia do Covid-19 tem sido determinante para a mudança de comportamento, fazendo com que muitas pessoas que não tinham hábito de comprar on-line passasse a fazê-lo. Para 2021 espera-se mais um recorde de vendas, em 2020 o faturamento foi na casa dos R$3 bilhões, 25% a mais que 2019 segundo dados do EBit e E-commerce Brasil.

No ano passado eu escrevi um e-book com algumas dicas de melhor aproveitamento da mídia durante este período e elas continuam valendo para este ano. Se você ainda não leu, clique aqui e continue seguindo essas dicas de mídia neste ano também.

Mas agora, quero trazer algumas outras perspectivas. Muitas empresas pensam que a Black Friday é somente um evento das grandes marcas do varejo e/ou e-commerce. É um fato que maior parte do faturamento do evento vem das compras on-line, mas isso não significa que qualquer negócio não possa se apropriar da data e aproveitá-la como uma oportunidade de ganhar novos clientes, fidelizar, mostrar sua marca, incrementar faturamento e, por que não, desenvolver ainda mais seus negócios on-line.

BOM ATENDIMENTO É ESSENCIAL

Mais do que ofertas incríveis, se sua marca não possui uma boa experiência de atendimento, certamente seu consumidor não voltará na Black Friday seguinte. Especialmente para pequenos negócios que ainda estão se estruturando no ambiente digital, alguns caminhos podem facilitar a escala de atendimento qualificado.

Por exemplo, a utilização de Chat Bots para atendimento automatizado é uma solução prática e que garante personalização e padronização.

Um caminho mais simples é também disponibilizar atendimento e vendas por aplicativos de mensagem instantâneas como Whatsapp e Telegram. Você pode inclusive direcionar suas campanhas de mídia diretamente para o Whatsapp. Garantindo uma agilidade na comunicação e fechamento da venda.

COMUNICAÇÃO E FIDELIZAÇÃO

 Assim como eu sempre reforço, o mês de novembro é um dos mais competitivos do ano no inventário de mídia digital. Existem muitos anunciantes brigando por espaços e encarecendo os bids. Por isso, mais do que nunca, manter uma estratégia de mídia digital antes, durante e depois da Black Friday é essencial.

Ter sua mídia veiculando antes é ideal pois é desta forma que sua marca será lembrada e priorizada quando o consumidor buscar pelo que você oferece. Mesmo não sendo uma grande marca, essa estratégia é essencial para as que vem a seguir.

Durante o evento, é claro que sua marca precisa estar preparada com comunicações efetivas e específicas. Uma das grandes tendências da comunicação esse ano é o que está sendo chamado de “People Based Marketing”, ou seja, usar todo o conhecimento que os dados da sua campanha aliados à inteligência artificial, estudos de funil de venda, modelos preditivos e ativações personalizadas para entregar exatamente aquilo que o consumidor está buscando. Claro que para isso, é necessária uma estratégia integrada de comunicação, mídia e principalmente de organização e análise de dados.

E no depois, no pós evento, é importante continuar sua comunicação para que você fidelize esses novos clientes, para que eles continuem mantendo o contato com a sua marca, continuem comprando o que você oferece, numa estratégia sempre ativa. Isso com certeza facilita demais para marcas com menores investimentos nessa época (e em outras também). É aquele clichê que funciona: “quem é visto é lembrado”. Então, concentre esforços também depois do final do evento e aproveite todos os dados coletados para estudar seu público, criar uma base própria de dados 1st party com uso de uma DMP ou até mesmo uma CDP.

E por falar em dados, outra tendência MUITO importante está relacionada à segurança deles.

É MUITO IMPORTANTE GARANTIR SEGURANÇA E PRIVACIDADE DE DADOS

Nos últimos tempos temos visto muitos episódios de vazamentos de dados, exposição de informações confidenciais. Este ano, passou a valer no Brasil a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que fiscaliza de forma mais rigorosa a forma como os dados dos usuários estão sendo tratados. Por isso, é de extrema importância que sua agência de comunicação esteja regulamentada e seguindo as boas práticas da LGPD para suas campanhas de mídia e que seu site e CRM também estejam preparados para garantir toda segurança para os usuários. Isso pode, inclusive, ser um destaque visual tanto na sua campanha como diretamente no seu site. Acreditem, as pessoas estão muito ligadas nisso e uma empresa que ainda não está preocupada com o tema, certamente será passada para trás nesta Black Friday.

SIGA TENDÊNCIAS E USE DIFERENTES PLATAFORMAS DE MÍDIA

Uma das coisas mais importantes para toda estratégia de mídia é a adaptação da linguagem da comunicação, tanto para o estágio de conhecimento (conhecimento de marca, consideração ou conversão), quanto para o tipo de comunicação efetiva que funcione para cada plataforma. De novo, aquele velho clichê “Não adianta pegar o filme da TV e jogar no Youtube”, temos que adaptar a linguagem, isso traz a diferenciação e chama atenção. Com a ascensão de plataformas como Pinterest, Tiktok, novas funcionalidades no Facebook e Instagram, novos formatos de mídia interativa na compra programática, temos que aproveitar para sermos específicos e a comunicação ser quase “nativa” dentro de cada plataforma do seu mix de mídia.

Segundo a pesquisa IDC “Comunicação e acompanhamento fazem a diferença na experiência de compra do cliente”, encomendada pela Infobip, os consumidores cada vez mais preferem receber ofertas de forma rápida, personalizada e por multiplataformas. Veja abaixo os principais canais que, segundo a pesquisa, os usuários estão mais aptos a receber comunicações:

Fonte: Pesquisa IDC “Comunicação e acompanhamento fazem a diferença na experiência de compra do cliente”, encomendada pela Infobip

Ou seja, mais uma vez os dispositivos móveis são a prioridade dos usuários, então além de tudo, não podemos esquecer de uma estratégia de comunicação e vendas mobile first.

Além disso tudo (sei que já é muita coisa e agradeço por você estar lendo até aqui), não podemos esquecer de aproveitar formatos que vem se destacando em ações comerciais e usar isso como mote de comunicação, como por exemplo:

  • Live Commerce: são lives de conteúdo, música, influenciadores e entretenimento que também envolvem vendas e oportunidades únicas para aqueles expectadores. Em 2020, a Magalu foi um dos grandes cases de live Commerce criando até mesmo um programa de TV, que foi passado ao vivo por um canal de TV à cabo e contava com atrações musicais. Nos intervalos das atrações, eram mostradas ofertas de produtos com um QR code para compra pelo app ou site, além de condições exclusivas de frete grátis e brindes;
  • Frete e Cashback: descontos são sempre bem-vindos, afinal, essa é a essência da Black Friday, mas além de frete grátis o Cashback ou “dinheiro de volta” é um grande atrativo para incrementar as vendas e beneficiar o consumidor;
  • PIX: a nova modalidade de pagamento está se mostrando uma tendência bem importante tanto para quem vende como para quem compra. Quem vende recebe na hora sem taxas, o que amplia a possibilidade de conceder descontos e condições mais agressivas e evitar problemas com saldo de cartões dos compradores, congestionamento de rede, emissão de boleto etc. Além de ser muito simples e rápido, tem baixo custo e todo mundo sai ganhando;
  • Expectativa Omni Channel: Como já disse no primeiro item deste artigo, o consumidor está cada vez mais exigente em relação ao seu atendimento e experiência, ou seja, estão de fato esperando uma comunicação e experiência que integre todos os canais de atendimento e as lojas físicas e online. 

São tantas possibilidades que fica claro como todos os tipos de negócios, de todos os tamanhos, tem oportunidades e podem, com uma estratégia de comunicação bem desenhada, se beneficiar da Black Friday. Quero saber quais dessas - ou outras - tendências você vai aplicar na sua estratégia esse ano, deixe seu comentário.


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