De acordo com o Dicionário Michaelis Online, a palavra Persona, substantivo masculino, tem duas acepções. A primeira corresponde à teoria junguiana, na qual se trata do aspecto externo da personalidade de um indivíduo, em oposição à sua verdadeira personalidade. A segunda se refere à imagem que os indivíduos têm em público ou no que é possível chamar de contrato social.
Na comunicação corporativa, parte desses conceitos são aplicados na personificação de marcas quando a Brand Persona é criada. Contudo, antes de qualquer coisa, precisamos falar sobre a importância desse recurso para a comunicação de uma empresa. Afinal, é essa humanização que aproxima os consumidores das marcas.
A Netflix é um dos exemplos mais conhecidos. Tiradas divertidas, humor ácido e muita personalidade. Ousaria dizer que o streaming é quase um amiga nossa, não é mesmo? O investimento ou não na elaboração de uma brand persona, sem dúvida, vai impactar no relacionamento com o cliente e na construção de identidade da marca, assim como a brand voice (você conhece esse conceito? Conta aqui nos comentários!).
Para ficar ainda mais clara a relevância desse insumo na comunicação corporativa, vou apresentar 4 motivos para ter uma brand persona bem definida:
- Posicionamento de marca
- Relacionamento com o cliente
- Comunicação nas redes sociais/produção de conteúdo
- Branding
Atenção: diferenças entre buyer persona e brand persona
Neste artigo, trataremos da brand persona, mas é importante deixar claras as diferenças com um termo muito parecido: a buyer persona ou simplesmente persona. Em linhas gerais, é possível dizer que a brand persona é a personificação da marca e a buyer persona é a personificação do cliente dessa marca. Vamos para um exemplo!
E de onde vem a tal da brand persona?
De dentro da empresa! Sim, e isso significa que ela provavelmente já existe, talvez só não no papel ainda. Então vamos lá?
Para construir essa persona, não é necessário ir muito longe. Basta imergir na atmosfera da empresa, compreender seu propósito, visão, missão, valores, cultura, perfil dos sócios e seus funcionários.
A partir desses pontos, é possível projetar uma brand persona mais madura, que passe segurança e autoridade na execução do serviço, alguém que será capaz de esclarecer demandas do dia a dia e ainda imprimir a identidade da marca no relacionamento com os clientes.
Pronto: a sua brand persona está pronta para conversar com o mundo!
Exemplo na prática:
Bem-vindo à empresa NATURAL COSMÉTICOS. Fundada em 2015, como um e-commerce, um dos seus principais objetivos é oferecer um produto produzido no Brasil, não testado em animais e por um preço justo de mercado. A marca nasceu em São Paulo, mas como busca utilizar-se de produtos naturais e regionais do Brasil, tem fábricas no norte e nordeste.
A sua fundadora, Helô, é vegana, ativista e acredita fortemente no poder de produtos de beleza para aumentar a autoestima das mulheres. Também sabe que pode ser uma forma de retorno financeiro para muitas outras que têm um tempo curto, pois cuidam da casa e filhos, mas que também buscam uma forma de aumentar a sua renda ou obter sua independência financeira. E a venda de produtos Natural Cosméticos pode ser uma saída.
Nos últimos anos, também houve um crescimento de jovens interessadas e fazendo resenhas sobre os produtos da marca nas redes sociais. Isso também aumentou o público e o interesse dos produtos.
A maioria dos colaboradores são mulheres, apesar de ter um percentual grande de pessoas lgbtqia+ na corporação, o clima da empresa reflete sua visão e missão, onde os funcionários e funcionárias são empoderados e se relacionam com bastante amizade, sempre colocando um ao outro para cima. Inclusive, esse foi um dos principais motivos para a empresa crescer rapidamente.
Iai, já está preparado para colocar em prática a construção da sua brand persona? Esperamos ter ajudado, mas se tiver qualquer dúvida, manda aqui embaixo nos comentários!