[ editar artigo]

Como criar uma brand persona do zero

Como criar uma brand persona do zero

De acordo com o Dicionário Michaelis Online, a palavra Persona, substantivo masculino, tem duas acepções. A primeira corresponde à teoria junguiana, na qual  se trata do aspecto externo da personalidade de um indivíduo, em oposição à sua verdadeira personalidade. A segunda se refere à imagem que os indivíduos têm em público ou no que é possível chamar de contrato social.

Na comunicação corporativa, parte desses conceitos são aplicados na personificação de marcas quando a Brand Persona é criada. Contudo, antes de qualquer coisa, precisamos falar sobre a importância desse recurso para a comunicação de uma empresa. Afinal, é essa humanização que aproxima os consumidores das marcas. 

A Netflix é um dos exemplos mais conhecidos. Tiradas divertidas, humor ácido e muita personalidade. Ousaria dizer que o streaming é quase um amiga nossa, não é mesmo? O investimento ou não na elaboração de uma brand persona, sem dúvida, vai impactar no relacionamento com o cliente e na construção de identidade da marca, assim como a brand voice (você conhece esse conceito? Conta aqui nos comentários!).

Para ficar ainda mais clara a relevância desse insumo na comunicação corporativa, vou apresentar 4 motivos para ter uma brand persona bem definida:

  1. Posicionamento de marca
  2. Relacionamento com o cliente
  3. Comunicação nas redes sociais/produção de conteúdo
  4. Branding 

 

Atenção: diferenças entre buyer persona e brand persona


Neste artigo, trataremos da brand persona, mas é importante deixar claras as diferenças com um termo muito parecido: a buyer persona ou simplesmente persona. Em linhas gerais, é possível dizer que a brand persona é a personificação da marca e a buyer persona é a personificação do cliente dessa marca.  Vamos para um exemplo!

 

E de onde vem a tal da brand persona? 

 

De dentro da empresa! Sim, e isso significa que ela provavelmente já existe, talvez só não no papel ainda. Então vamos lá? 

Para construir essa persona, não é necessário ir muito longe. Basta imergir na atmosfera da empresa, compreender seu propósito, visão, missão, valores, cultura, perfil dos sócios e seus funcionários.

A partir desses pontos, é possível projetar uma brand persona mais madura, que passe segurança e autoridade na execução do serviço, alguém que será capaz de esclarecer demandas do dia a dia e ainda imprimir a identidade da marca no relacionamento com os clientes. 


Pronto: a sua brand persona está pronta para conversar com o mundo!


Exemplo na prática: 

 

Bem-vindo à empresa NATURAL COSMÉTICOS. Fundada em 2015, como um e-commerce, um dos seus principais  objetivos é oferecer um produto produzido no Brasil, não testado em animais e por um preço justo de mercado. A marca nasceu em São Paulo, mas como busca utilizar-se de produtos naturais e regionais do Brasil, tem fábricas no norte e nordeste. 

A sua fundadora, Helô, é vegana, ativista e acredita fortemente no poder de produtos de beleza para aumentar a autoestima das mulheres. Também sabe que pode ser uma forma de retorno financeiro para muitas outras que têm um tempo curto, pois cuidam da casa e filhos, mas que também buscam uma forma de aumentar a sua renda ou obter sua independência financeira. E a venda de produtos Natural Cosméticos pode ser uma saída.

 Nos últimos anos, também houve um crescimento de jovens interessadas e fazendo resenhas sobre os produtos da marca nas redes sociais. Isso também aumentou o público e o interesse dos produtos.

A maioria dos colaboradores são mulheres, apesar de ter um percentual grande de pessoas lgbtqia+ na corporação, o clima da empresa reflete sua visão e missão, onde os funcionários e funcionárias são empoderados e se relacionam com bastante amizade, sempre colocando um ao outro para cima. Inclusive, esse foi um dos principais motivos para a empresa crescer rapidamente.


Iai, já está preparado para colocar em prática a construção da sua brand persona? Esperamos ter ajudado, mas se tiver qualquer dúvida, manda aqui embaixo nos comentários!

ZAHG Academy
Gabriela Melo
Gabriela Melo Seguir

Filha da era digital, sem filtro para aprender, apaixonada por conversas simples, profundas e risadas! Ps. Em um crush eterno com o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você