ZAHG Academy
ZAHG Academy
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O caminho para envolver o leitor

O caminho para envolver o leitor
Jorge Sales
mai. 3 - 3 min de leitura
000

Muitas pessoas acreditam que escrever vem como forma de dom e vai se aperfeiçoando com o passar do tempo, porém isso é um GRANDE equívoco. O termo “escrita criativa” se tornou mais forte no vocabulário de quem gosta de ler/escrever, mas, afinal, o que é isso?

Se trata de aprender a contar histórias de modo original e de fácil compreensão a todos que tiverem acesso, bem simples, certo? Nem tanto, mesmo com uma explicação básica ainda existe um longo caminho a percorrer, que você pode conferir em livros como: “Storytelling: Aprenda a contar histórias com Steve Jobs”, “Papa Francisco”, “Churchill e outras lendas da liderança”, “A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Escritores”, entre outros.

Agora você se pergunta “mas e se eu gosto, porém, não sei escrever tão bem?”. É por isso que você está aqui! A seguir você confere dicas para começar e quem sabe melhorar o seu método de escrever.


1 - Crie um hábito 

A dica primordial que todos já foram aconselhados, é se acostumar a ler e treinar a escrita. Por mais batido que pareça, este hábito quando aplicado diariamente é um grande aliado na hora de produzir, pois, torna a tarefa um pouco mais simples e permite a utilização de um vocabulário mais extenso

Nota do autor: costumo ler desde HQ 's, livros e jornais até biografias, todos os meios são válidos.

 

2 - Se desafie

Uma prática que ajuda muito a expandir sua criatividade, é escrever sobre áreas/assuntos que você não domine tanto, pois geralmente é de costume ficar na zona de conforto, como escrever apenas sobre esportes ou política. A busca por assuntos que você não é especialista é enriquecedora! Te permite fazer pesquisas e aprender novos métodos de como se comunicar com diferentes públicos.

 

3 - Evite distrações

Boas produções vem com uma grande concentração. Sempre que for começar a escrever, tenha certeza que está o mais confortável possível e em um ambiente relaxado, é essencial que você consiga focar 100% quando estiver produzindo, para que não acabe se perdendo durante o caminho.


4 - Peça feedbacks

Por vezes pode parecer chato, mas a opinião alheia pode ser uma grande aliada. Inconscientemente tendemos a achar sempre que o que fazemos é naturalmente de boa qualidade, porém sempre se pode melhorar e aí que o feedback entra. No olhar de outras pessoas a mensagem que você quer passar pode parecer confusa, então deste modo, se torna possível moldar um meio mais compreensível de comunicação.

 

5 - Aprimore-se com cursos

Com a maior facilidade de acesso a diversos conteúdos nos dias de hoje, é possível o aprimoramento desta área desde cursos gratuitos, até mesmo tecnólogos com uma maior duração. Então, se for possível, não esqueça de se manter atualizado e fazer alguns.   

  

Alguns cursos que podem te ajudar:

  1. Escrita criativa para iniciantes: dê vida à sua história
  2. Escrita Criativa para Iniciantes

  3. Escrita Criativa 

  4. Creative Writing: The Craft of Plot

 

Tomou coragem para começar a aprimorar sua escrita criativa? Tem alguma dica pessoal para acrescentar? Conta mais aqui embaixo!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você