Mudanças climáticas, exploração em animais, desmatamento – todos esses graves problemas estão diretamente ligados à indústria de cosmético. Você sabe como podemos reduzir esse impacto?
O veganismo está cada vez mais em alta no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2018, estima-se que cerca de 7 milhões dos brasileiros são veganos. A alimentação vegana é considerada uma das mais saudáveis, entretanto, é considerada um grande desafio por muitos.
Mas o veganismo é um mundo vasto, ele vai muito além de deixar de comer carne e consumir qualquer produto de origem animal. O intuito é ter um modo de vida guiado pela redução dos danos ao meio ambiente. Desse modo, as marcas começaram e enxergar a importância dessa causa e como faz diferença na tomada de decisão de alguns consumidores e, com isso, passaram a repensar e produzir seus produtos de uma forma vegana e Cruelty Free.
Mas é aí que vem a bomba! Essas marcas realmente apoiam essa causa ou apenas usam para atingir essa minoria?
Infelizmente, muitas marcas não são 100% sinceras para os consumidores sobre a aquisição do selo “Cruelty Free”. Várias empresas utilizam o selo em seus rótulos, mas financiam grandes indústrias que continuam com essa prática contra os animais. Entretanto, algumas marcas ao se posicionarem como Cruelty Free não se esforçam para procurar e entender se as substâncias e componentes trazidos pelos seus fornecedores realmente não são testados em animais.
Essa situação é chamada de “Greenwashing” (lavagem verde), onde as indústrias criam uma falsa imagem sustentável e ecológico, mas não são o que realmente apresentam, criando apenas um status para o seu produto e, por fim, acabam induzindo o consumidor ao erro.
Se você apoia essa causa ou possui interesse em conhecer mais sobre, segue umas dicas de perfis que vão te ajudar a entender mais sobre esse mundo Cruelty Free:
E ai?! Vamos conversar mais sobre esse assunto?