ZAHG Academy
ZAHG Academy
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Oportunidades no Metaverso

Oportunidades no Metaverso
Jorge Sales
mai. 20 - 4 min de leitura
000

Cada dia mais o mercado de trabalho se torna mais dinâmico. As profissões aparecem e desaparecem com o passar do tempo, por exemplo, arrumador de pinos de boliche ou mensageiro de telegrama.

Do mesmo modo que certas profissões deixam de existir, outras surgem, de acordo com a evolução da tecnologia. O relatório divulgado pelo Fórum Econômico Mundial de Davos, em 2020, revelou as 96 profissões que seriam consideradas no futuro.

 

Quando surgem as novas profissões?

Novas necessidades marcam o surgimento de novas ocupações. Um exemplo foi a invenção da máquina a vapor, no final do século 17 (primeira revolução industrial), que fez com que as pessoas precisassem se especializar e aprender a lidar com a nova tecnologia.

Atualmente com o surgimento de robôs e da inteligência artificial, mais uma etapa da revolução industrial. Cada vez mais o digital e o mundo real/biológico se unem, o ponto mais recente desse processo é o metaverso.

 

O Metaverso

Esse termo se tornou mais popular no ano passado, quando o Facebook anunciou a mudança de nome da empresa para Meta. Além de deixar clara a intenção da companhia no futuro, a companhia também investiu 10 bilhões de dólares nos próximos anos para a construção do seu próprio ambiente no metaverso.

Essa realidade virtual alternativa tem como objetivo replicar o mundo real de uma maneira 100% digital. Nesse universo o usuário é capaz de criar seus avatares e interagir com o mundo, socializando, fazendo compras, jogando e até mesmo trabalhando.

Com o interesse e disposição de tantos setores nesse “novo mundo”, como tecnologia, games, e-commerce, automotivo e outros, a seguir você confere uma lista de novas oportunidades de emprego que podem surgir nessa nova era.

Possíveis ocupações criadas pelo metaverso:

 

1 - Digital Manager especializado em metaverso

Para quem deseja se aventurar na área, aí vai uma boa notícia: não é necessária nenhuma formação prévia específica para exercer o trabalho. Essa profissão já surgiu e tem uma alta demanda. Esse profissional é fundamental para começar o processo de implementação do metaverso nas empresas, aqui estão algumas formas de atuação:

  • Trabalhar como funcionário de grande empresas

  • Montar uma startup especializada no metaverso

  • Ser consultor independente

Em resumo, sua função é supervisionar o ciclo de vida do produto digital, do lançamento até sua maturação, corrigindo erros e fazendo ajustes de acordo com a opinião do público.

 

2 - Construtor de mundos

Essa função será mais visada para designers de games. Quem ocupar este cargo necessitará de muita visão de futuro, logo que vão criar um mundo do absoluto zero e muito do que planejaram não existirá ainda como tecnologia ou solução de produto. As regras e ética do novo mundo também devem ser levadas em conta.

 

3 - Especialista em anúncios de metaverso

Com toda a certeza, marcas e empresas vão querer seu espaço no metaverso. Dentre os vários meios de garantir sua visualização, os anúncios também estarão presentes neste novo ambiente digital. 

Nesse caso, os profissionais de publicidade, propaganda e marketing, podem se especializar no metaverso para que a oferta de anúncios seja feita e veicule na nova realidade.

 

4 - Especialista em Segurança Cibernética

Infelizmente o metaverso é um belo alvo para fraudes e ataques cibernéticos, que traz a necessidade de especialistas na área de segurança cibernética. Esses profissionais serão responsáveis por bloquear invasões em tempo real e garantir que as leis e proteção de dados sejam seguidas à risca.

 

5 - Narrador do metaverso

Por não se tratar do mundo real, a necessidade de uma experiência mais imersiva é visível. Narradores do metaverso farão missões para que ocorra uma exploração desse novo mundo, como oportunidades de carreira, narrativas para empresas, entre outras situações. 

Esse profissional deverá ser um bom contador de histórias, com formação na área de letras, sendo um diferencial uma especialização em marketing.

 

E aí, curtiu a ideia de um novo mundo 100% digital? Comenta aí o que achou e confira mais sobre o assunto nos links abaixo.

 

https://www.suno.com.br/noticias/10-empregos-metaverso-carreira/

https://exame.com/carreira/carreiras-ganhar-dinheiro-metaverso_red-01/


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você