ZAHG Academy
ZAHG Academy
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

#TikTokResumes: Programa teste para divulgação de currículo em vídeo

#TikTokResumes: Programa teste para divulgação de currículo em vídeo
Gabriel Teixeira
jul. 12 - 5 min de leitura
020

Currículo? Carta de recomendação? Buscar vagas no LinkedIn? Todas essas formas de recrutamento de talentos acabam de se tornar cringe – termo utilizado por jovens da Geração Z para se referir a tudo que consideram ultrapassado, geralmente envolvendo gerações antigas, como Millenials e Boomers. Isso porque o TikTok acaba de lançar uma plataforma beta para que empresas possam encontrar profissionais através da mídia social de vídeos virais.

 

@tiktok

Searching for your dream job? Try #TikTokResumes to create a video resume that highlights your experience, career, and best work!

 

A novidade chamada #TikTokResumes convida os usuários a criarem currículo em vídeo e contarem de forma criativa suas qualidades e diferenciais para contratação por empresas.

Após publicar o vídeo com a hashtag, os usuários poderão ser contatados por empresas participantes e seguirão com o processo seletivo interno.

O programa está sendo testado inicialmente nos Estados Unidos e conta com empresas como: Abercrombie & Fitch Co., NASCAR, Shopify, VaynerMedia, WWE e a própria TikTok. As vagas em maioria são de nível júnior, já que o objetivo é introduzir a Geração Z no mercado de trabalho. O TikTok lançou um site com mais informações: www.tiktokresumes.com

@makena.yee

Here are the reasons why YOU should hire me! Don’t be shy, let’s get in touch. #tiktokresumes #tiktokpartner

♬ original sound - MAKENA

Futuro do TikTok

O aplicativo chinês, lançado em setembro de 2016, está em seu melhor momento. Hoje a mídia que mais cresce pelo mundo, sendo a rede social mais baixada há um ano e meio.

Atualmente o TikTok conta com 1,23 bilhão de usuários, ultrapassando o Instagram (1,22 bilhão), atrás apenas do Facebook (2,74 bilhões) e Youtube (2,29 bilhões) no ranking das mídias sociais mais populares.

Em grande ascensão, o futuro para o TikTok é promissor. A rede já cria influenciadores digitais tão famosos quanto os do Instagram, por exemplo. A usuária mais popular atualmente se chama Charli d’Amelio e possui incríveis 119 milhões de seguidores e mais de 9.6 bilhões de curtidas em seus vídeos.

A verdade é que a chegada do TikTok trouxe inovação ao mercado e as redes do Mark Zuckerberg não querem ficar para trás. O Instagram, por exemplo, após anunciar o lançamento do Reels, formato semelhante aos vídeos do TikTok, acaba de anunciar mudança no algoritmo da rede e em breve deve priorizar conteúdos de entretenimento e não mais imagens e fotos de usuários, como era sua proposta inicial.

Assim como seu principal concorrente, o Facebook, é natural que o TikTok tente expandir suas funcionalidades para atrair novo público e se manter em alta por mais tempo. O Facebook, inclusive, também já lançou uma ferramenta semelhante para captação de talentos.

A dúvida que fica é: será que a moda vai pegar na rede de vídeos virais? Se depender dos números iniciais é provável que sim. Em apenas algumas horas desde o lançamento, a hashtag #TikTokResumes já acumula quase 500 mil visualizações. Caso a novidade chegue ao Brasil (3º país mais popular na rede, atrás apenas da China e Estados Unidos), há grande chance de ser abraçado pelo público.

TikTok for Business

Todo esse sucesso permitiu o recente lançamento no Brasil da plataforma TikTok for Business. A ferramenta auxilia anunciantes e agências a produzir conteúdo para marcas na rede social.

A plataforma de anúncios do TikTok possui atualmente 5 formatos de anúncios:

  • Top View: anúncio exibido assim que o usuário inicia o aplicativo;
  • Brand Takeovers: anúncio em vídeo ou imagem de 3 a 5 segundos;
  • In-Feed Videos: vídeos de até um minuto inseridos no feed entre os conteúdos dos usuários;
  • Hashtag Challenges: permite que as marcas criem desafios para os usuários através de hashtag com potencial de viralização e convida os usuários a criarem conteúdos sobre o tema;
  • Branded Effects: esse formato permite a criação de efeitos pelas empresas em 2D, 3D e também em realidade aumentada. Os efeitos, bastante utilizados no TikTok, podem ser usados pelos usuários e permitem facilitar a viralização da marca na rede.

O impacto do TikTok é inegável, por isso as marcas precisam estar prontas para estarem presentes na rede social, afinal o público passa cada vez mais tempo no feed do aplicativo.

O que você achou sobre a novidade? Acha que pode se tornar um programa fixo para os usuários do TikTok e tem chance de incomodar a soberania do LinkedIn como redes social profissional? Deixe um comentário abaixo e aperte no botão seguir no topo da página para receber os novos artigos.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você