ZAHG Academy
ZAHG Academy
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Um pouquinho de Criatividade

Um pouquinho de Criatividade
Raquel Serafim
nov. 17 - 3 min de leitura
040

A criatividade é a habilidade de produzir ou elaborar coisas novas. De acordo com o dicionário, representa a originalidade, capacidade e talento para criar, inventar ou fazer inovações na área em que atua. 

 

Muitos acreditam que a criatividade é um dom, uma característica que algumas pessoas já possuem desde que nascem. Mas é já comprovado que a criatividade faz parte da natureza humana. Todos nós temos um potencial criativo, e podemos utilizar técnicas para desenvolver e explorar os gatilhos mentais - estímulos recebidos pelo nosso cérebro -, que influenciam novas ideias. 

Saber estimular esses gatilhos é uma arma poderosa e existem algumas atividades que ajudam na criatividade: 

  • Estar em contato com atividades artísticas, seja ouvindo música, indo a uma exposição, ao cinema, lendo um bom livro.

  • Ser observador.

  • O estresse bloqueia nossa criatividade, então tente relaxar.

  • Aproveitar momentos de descanso e diversão.

O processo criativo no trabalho

No capítulo 9 do livro “A Revolução do Pouquinho”, de Eduardo Zugaib, há uma questão muito interessante sobre a criatividade: “Se todo indivíduo é potencialmente criativo, porque nem todas as empresas, organizações feitas de pessoas, são criativas?”

A resposta está no ambiente e no clima cultivado dentro dele. Se no trabalho as características de cada membro da equipe não são estimuladas, é muito difícil que o lado criativo seja demonstrado. Isso porque as pessoas são diferentes, têm perfis comportamentais distintos, inteligências múltiplas, vocações, vontades, desejos e necessidades das mais variadas, além de objetivos pessoais e profissionais muito diversos. 

Eduardo Zugaib diz ainda:

“Quando o ambiente permite que a diversidade interaja entre si, sem perder o foco e sempre na busca de soluções mais completas e colaborativas, temos um ambiente mais propício para a criatividade”.  

Segundo ele, para ter um ambiente criativo é preciso assumir um compromisso de estimular o potencial criativo da equipe, com treinamentos contínuos dos colaboradores, desburocratização de rotinas, melhorando a comunicação, pensando na forma de dar um feedback e extraindo aprendizado de cada erro. Um ambiente criativo gera mais comprometimento que favorece melhores resultados. 

Para finalizar, destaco ainda outra boa reflexão do livro A Revolução do Pouquinho: 

“Criatividade é uma técnica humana para resolver problemas. É o início do processo de inovação, que por sua vez podemos dizer que são as ideias que deram certo. Você se considera criativo no seu trabalho e em sua vida? Qual foi a última vez que você criou algo – um processo, um produto, um novo relacionamento – que mudou sua vida?”

 

Referência Bibliográfica

Unicesumar Educação a Distância. No dia 17 de novembro é celebrado o Dia da Criatividade. Publicado em 20 de novembro de 2017. Disponível em: https://www.unicesumar.edu.br/blog/dia-da-criatividade/ 

ZUGAIB, Eduardo. A Revolução do Pouquinho. São Paulo: Editora DVS, 2014.

 


Denunciar publicação
    040

    Indicados para você