ZAHG Academy
ZAHG Academy
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Você sabe o que são NFTs?

Você sabe o que são NFTs?
Matheus Salles Teixeira Russio
set. 23 - 4 min de leitura
0150

Uma das minhas descobertas recentes mais interessantes são as NFTs (non-fungible tokens), que são basicamente criptoativos, representados por alguma forma de arte, foto, animação ou o que vier à mente.

Em outras palavras, são como moedas digitais irrastreáveis e únicas. Cada NFT tem seu valor e criptografia específica e, assim, ninguém pode copiar ou roubar o seu cripto ativo. Esse fenômeno tecnológico foi criado em maio de 2014 por Kevin McCoy, que fez a primeira token chamada Quantum muito antes do mercado cripto explodir e, hoje em dia, essa mesma imagem pixelada custa em torno de sete milhões de dólares.

 

                                                     Fonte: Blog Portion

 

A título de comparação, eu posso dizer que NFTs são como obras de arte. Na prática, elas não têm uma certa função, porém, a escassez e demanda no mercado atual fazem com que valores absurdos sejam investidos nesse meio.

E como criar uma NFT? - você me pergunta.

Eu respondo: é fácil! O primeiro passo é fazer um desenho no paint, photoshop ou simplesmente tirar uma foto de qualquer coisa que queira, por exemplo, seu cachorro. Depois disso, você cria uma carteira digital para guardar e receber o seu dinheiro digital de forma segura. E então escolhe a plataforma na qual deseja anunciar seu produto. Bem simples, não acha?

 


Por que investir em NFTs?

A verdade é que as possibilidades que podem ser criadas com as NFTs são infinitas. Empresas podem utilizá-las como chave para conteúdos exclusivos, para investimento de imagem, para impulsionar o trabalho de muitos artistas e até como modo de arrecadar fundos. Um exemplo é o projeto Simp Mermaids, criado neste ano, que apresenta uma série de NFTs na forma de sereias, cada uma com suas características particulares, como cabelo, cor de pele e acessórios.

Os fundos arrecadados com elas irão diretamente para instituições focadas na limpeza dos oceanos. Você já ouviu falar?

 

                               É possível ver as Simp Mermaids aqui

 

Na minha opinião, como estudante e estagiário de Publicidade e Propaganda, penso que o mercado de NFTs corresponderá aos novos museus. As peças expostas online são verdadeiras obras de arte, e os altos valores agregados a elas trazem um grande público em busca de inovação e diversidade.

 

NTFs e publicidade: um super match

A cada dia que passa, mais influenciadores e famosos entram nesse universo, a exemplo de Maluma, cantor colombiano, que lançou em agosto deste ano uma coleção de NFTs com seu rosto, como forma de divulgação de um de seus álbuns.

Veja  uma delas  aqui!  

Além de artistas, algumas marcas como Havaianas também começaram a investir em criação de artes colecionáveis via NFTs e, dessa forma, podem promover o nome da marca, inovando e expressando seus ideias por meio de conteúdo digital. Contudo, não pense que existem barreiras: marcas ligadas à indústria da moda, automobilística, design, entretenimento e muitas outras também já estão seguindo nessa onda, que aparentemente está apenas começando.

Ficou curioso para ver  a NFT da havaianas? Confira aqui!

A cada dia que passa, essas artes estão sendo vendidas por valores mais altos. A NFT, por exemplo, intitulada Cryptopunk #7804, foi vendida por 4.2k ethereum (criptomoeda), que é o equivalente a $7.5 milhões de dólares, sendo uma das NFTs mais caras até hoje.

 

                                                    É possível vê-la aqui.  


Agora, vamos conversar! Compartilhe a sua opinião e ideias sobre o tema nos comentários. Aguardo vocês!


Denunciar publicação
    0150

    Indicados para você