ZAHG Academy
ZAHG Academy
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como escrever um excelente artigo em poucos passos

Como escrever um excelente artigo em poucos passos
ZAHG Academy
out. 25 - 3 min de leitura
010

Se você é uma daquelas pessoas que adora analisar um tema e dar sua opinião sobre ele e até se arrisca em trazer uma analogia para explicar seu ponto de vista, este post é para você. Mas, calma aí, onde estão os seus textos?

 

É, às vezes, a ideia está lá, mas você não sabe bem como apresentá-la ao mundo. Quantas vezes isso já aconteceu? Olha, vamos parar de contar e resolver logo isso. A partir de agora, ensinaremos algumas formas de como fluir com sua escrita e criar textos incríveis (inclusive, aqui na comunidade!).

 


Vamos começar?!

1. Defina um tema principal

O primeiro passo é ter um ponto de partida. Redundante, não?  Mas a definição de tema principal é importantíssima para construir algo sólido e coerente. A partir dela, vão surgir os subtemas, isto é, os assuntos que você vai relacionar com o seu tema central.

Exemplo:
Tema: Marketing de Influência
Subtemas: 
1. O que é 
2. Melhores estrategia para as pequenas marcas
3. Cases de 2021

 

2. Converse com o leitor em tópicos

Observe como estamos conversando agora e me diga se não é mais fácil compreender o que estou falando a partir de tópicos? Bem, leve essa ideia para o seu artigo. Em comunidade, podemos expressar nosso ponto de vista sem tanta formalidade, é uma conversa escrita mesmo.


O rigor das normas da ABNT passam longe daqui, além do diálogo por tópicos, explore o uso de subtítulos, termos em negrito, hiperlinks, imagens e até vídeos para acompanhar o artigo.

 

3. Busque referências (mas não copie!)

Ao afirmarmos um fato, o seu argumento fica muito mais confiável se estiver acompanhado de um dado, não é? Pesquisas e estudos de pessoas que concordam ou até mesmo discordam do seu ponto de vista podem ser muito enriquecedores para a construção do artigo. Contudo, não limite pensamentos a referências apenas, ok?

 

4. Comece pelo simples, mas comece!

Quantas vezes você já pensou em algo muito interessante para compartilhar com o outro? Acabou deixando passar, não encontrou um momento ou até mesmo caiu no esquecimento. Então, pode parar. Volte aqui com sua mente inquieta e conte o que você sabe! Seu primeiro artigo não precisa ter 2.000 mil caracteres. O Twitter já ensinou para nós que 160 caracteres podem dizer muita coisa. Imagina o que você pode fazer com 500?

 

5. Convide o leitor a opinar

Ouvir outras opiniões ou provocar discussões sobre seu próprio conteúdo pode ser um grande impulsionador. Ajuda a refletir quais ideias você ainda pode se aprofundar em seu artigo, e, até mesmo, gerar uma série de outros conteúdos derivados sobre o assunto.

 

6. Revise seu texto antes de enviar

A última dica consiste na boa e velha revisão! Releia o texto em voz alta e corrija os detalhes que achar necessário. Às vezes, precisamos trocar uma palavra por um sinônimo, ajustar uma vírgula ou até mesmo excluir alguma ideia que não ficou muito clara. O “simples” e o “direto ao ponto” são grandes aliados na escrita. 

Iai, hora de clicar aqui em novo post, hein?!

E lembre-se que seus artigos nunca serão publicados automaticamente. Aqui, na Zahg Academy, sempre terá um moderador para otimizar seu conteúdo.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você