[ editar artigo]

Métrica de vaidade, será que eu uso?

Métrica de vaidade, será que eu uso?

 

Antes de tudo precisamos contextualizar isso e trazer todos a mesma página. 

Bom, as métricas de vaidade são amplamente usadas em agências de publicidade e mais precisamente quando ainda estão imaturas em seus produtos/serviços e como essas informações  impactam o negócio.

Quando digo informações, precisa ficar bem claro que todo dado são informações, e refletir "de qual forma isso me ajuda a tomar alguma decisão?", ou "isso me ajuda a entender de forma simples se meu negócio cresceu ou não?" , se alguma dessas reflexões  o dado não auxiliar ele tem grande possibilidade de ser apenas uma métrica de vaidade.

Agora nos aproximando ainda mais do tema central deste artigo e entendermos que essas métricas de vaidade são aquelas que alguns clientes adoooram nos solicitar como por exemplo  "Usuários ativos", isso pode facilmente ser uma métrica de vaidade, se não nos questionarmos se

  1. Esse dado responde se o número cresceu? E o motivo? 

  2. Esse dado responde se o número diminuiu? E o motivo? 

  3. Ela responde alguma pergunta?

Tudo que não passar por um filtro simples dessas perguntas, pode ser considerado métricas de Vaidade. Que certamente todos já construímos ou solicitamos algumas delas em algum Dashboard.

A função da métrica é comparar, informações e ser simples de entender. Qualquer coisa fora disso ou que seja difícil de se explicar,  está certamente sendo uma métrica de vaidade, como amplamente usado em redes sociais.

A provocação que tenho com este artigo é fornecer um filtro fácil, que cada pessoa possa refletir e começar a entender melhor as métricas que usam para sua tomada de decisão! 

ZAHG Academy
Bruno Lorencini
Bruno Lorencini Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você