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O “boom” do comércio eletrônico na pandemia e por que investir no marketing sazonal?

O “boom” do comércio eletrônico na pandemia e por que investir no marketing sazonal?
Elaine Venga
set. 17 - 5 min de leitura
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Sabemos que o e-commerce brasileiro cresceu exponencialmente no período da pandemia. Apenas nesse trimestre de 2021 houve um crescimento de 72% no comércio eletrônico. Isso é um sinal de novos tempos, em que o online veio mesmo pra ficar. Mudanças que aconteceriam em 10 anos aconteceram em 90 dias e a pandemia se tornou o maior acelerador do varejo eletrônico.

Todo esse movimento vem mudando, e muito, o comportamento do consumidor. Afinal, com a permanência em casa, novas escolhas se adaptaram ao isolamento social (alimentação, conforto e lazer por exemplo). E essa mudança também garantiu o comércio online como um dos principais pontos de contato das marcas com os usuários.

 

 

Em um momento em que mais de 20 milhões de consumidores realizaram uma compra pela internet pela primeira vez e que mais de 150 mil lojas passaram a vender também por meio das plataformas digitais é de se esperar uma baita concorrência nesse mercado, não é mesmo? Dito isso, o que é melhor: fazer algum apelo pros deuses ou parar tudo e pedir para “Santa Bárbara das Vendas” cuidar do próprio negócio? A resposta é: nenhuma das alternativas.

Nessas horas o mais importante é procurar pelas melhores oportunidades e utilizar os melhores meios para atrair o público almejado e se destacar frente à concorrência.

Além disso, estudar o comportamento do consumidor e entender como o mercado reage a determinadas tendências nos coloca em um “step” acima, ajudando a impulsionar vendas e agregar mais valor e propósito para determinado produto. A melhor marca é aquela que leva em consideração o seu cliente e se preocupa em possibilitar as melhores experiências, atingindo-o em seu melhor momento de compra.

Por isso que, além de explorar técnicas e gatilhos para conquistar clientes de qualidade e recorrentes, é também muito importante fazer uso do marketing sazonal.

Primeiro de tudo, o que é marketing sazonal?

Marketing sazonal refere-se às oportunidades de vendas geradas pela influência de algumas épocas festivas do ano. Ou melhor, é a utilização de momentos sazonais para vender um produto.

Por que essas datas são tão importantes também para o meio online? E por que vale a pena investir?

Porque nessas horas o consumidor está mais inclinado a buscar o que o interessa e está mais tendencioso a se deliciar com todas as facilidades ofertadas nesse período. Por esse motivo, essas datas costumam mudar a dinâmica de compra dos clientes.

Já aguardando pela oportunidade, e com uma boa comunicação e estratégia, as datas acabam também se tornando uma boa vitrine para exibir produtos e negócios. Dão lucro para o comércio, ajudam a promover a marca aumentando a sua visibilidade e, de quebra, impulsionam vendas.

Veja um pouco do que andamos levantando durante o ano sobre as queridinhas datas sazonais:

 

 

Considerações:

As datas sazonais são momentos únicos na vida dos clientes e também das próprias marcas e, hoje, o advento da pandemia e o consequente isolamento social trouxe momentos mais exclusivos na vida das pessoas. Aquela sensação de segunda chance. Portanto, esses momentos são momentos chave e devem ser estrategicamente explorados e aproveitados. Mas lembre-se: para que uma marca tenha toda a efetividade que espera é necessário observar alguns pontos.

Recomendação #1

Começar a falar da data sazonal escolhida com bastante antecedência. Quanto antes menor a concorrência e maior a visibilidade. Além disso, para uma campanha de mídia paga os espaços de mídia ficam cada vez mais concorridos. Importante ficar atento.

Recomendação #2

Selecionar a data sazonal que mais tem a ver com o produto a ser divulgado. Por ser um momento de gerar promoções e facilidades, é necessário existir um bom planejamento prévio. Portanto não dá pra bancar todas as datas disponíveis no calendário, não é mesmo?

Recomendação #3

Entender bem a sazonalidade do produto vendido ao longo do ano. Quando existe um aumento na procura por produtos agregados e em que momento elas acontecem em maior frequência. Entender a jornada de compra desse consumidor ajuda a traçar a melhor data e a melhor estratégia para conquistar aquele cliente especial.

 

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