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Plano de ação no Instagram: as minhas 8 dicas preferidas

Plano de ação no Instagram: as minhas 8 dicas preferidas
Tatiane Ferreira
set. 9 - 5 min de leitura
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Uma das coisas que sempre me ajudam na minha evolução profissional é a curiosidade por novas informações e a construção de conhecimento a partir de experiências práticas. Além disso, dividir e conversar com uma comunidade sobre o tema é ainda mais importante, pois, assim, esse conhecimento é multiplicado e ampliado.

A ideia deste artigo começou quando revisei alguns dados e vi que o Instagram está há 11 anos em nosso meio e, atualmente, conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos, sendo que 500 milhões acessam a plataforma todos os dias¹. Muita gente, não é mesmo?

Por essa razão, acreditei que seria válido desenvolver um plano de ação a fim de otimizar a atuação de pequenas e médias empresas no Instagram. E, agora, vou compartilhar com vocês. Acredito que esses insights poderão contribuir para quem faz planejamento, conteúdo, SAC e Relacionamento ou mídia.

 

Vem comigo?!

 

8 dicas indispensáveis para planejar estratégias e gerar resultados no Instagram

 

1. Troque a conta comum para a conta business

Antes de tudo, é preciso alterar a conta do Instagram para business. Ao fazer isso, será possível ter acesso às métricas dos conteúdos e acompanhar o crescimento da rede e quais posts possuem mais adesão. O conhecimento de métricas e insights é fundamental para avaliar suas estratégias e elaborar outras. Além disso, a promoção de publicações e inserção de botões interativos com telefone, e-mail e loja virtual também será possível.

2. Elabore uma bio detalhada e informativa!

A bio é o lugar que deixará claro o que a marca fornece. Além de informações sobre o produto/serviço e meios de contato, usar palavras associadas ao nicho, por exemplo, é muito importante.



Acima, o exemplo mostra alguns dos produtos e a localização. Desse modo, ao pesquisar por Bolo em São Paulo, a conta da Confeitaria ClickCake terá mais chances de aparecer no Search.

Agora, se o foco não é a venda direta pelo Instagram, será necessário levar o seguidor para uma outra plataforma. Nesse caso, um hiperlink visível e atraente deve ser utilizado.

3. Publique conteúdos com regularidade

Aparecer sempre! Seguir uma regularidade nos posts é muito importante. Mas, ao mesmo tempo, é preciso ter cuidado e manter um controle com a quantidade de conteúdo publicado em apenas um dia. Ninguém gosta de visualizar muitas fotos de um único perfil em seu feed.

E lembre-se: o Instagram não é uma vitrine!

É importante ressaltar que nem sempre os seguidores entram na rede para comprar. Eles também navegam para consumir conteúdos, usam em algum momento de distração ou somente para entretenimento. Por isso, intercale os conteúdos comerciais com publicações interativas, aproveite algum meme que está em alta, ofereça dicas sobre o produto ou conte curiosidades sobre o nicho em questão.

4. Use hashtags na publicação

Seguindo a dica 2, se você quer que o usuário encontre uma determinada conta de Instagram, explore as # com palavras-chave relacionadas ao negócio em questão. Para fazer bom uso desse recurso, vale a pena avaliar o conteúdo e o nicho a fim de identificar termos relacionados.  Algumas ferramentas gratuitas também ajudam bastante. Olha esta aqui!

5. Invista nos vídeos (Reels, IGTV e Lives)

Muito importante!

Invista em vídeos. O Instagram está suando com os novos aplicativos, especialmente o TikTok. Sendo assim, os vídeos rápidos são a febre do momento. Então, os conteúdos publicados no Reels ou IGTV têm grande potencial de engajamento para empresas.

E como fazer isso?

Nesse tipo de conteúdo, mostrar o dia a dia no trabalho, dicas de como usar o produto e curiosidades sobre o nicho são boas opções.  Use a criatividade!

6. Explore os recursos dos stories.

Engajar é preciso. Use e abuse de todas as ferramentas que o Instagram fornece. Use enquetes, faça perguntas, quizzes... Além de ajudar bastante no engajamento, você conseguirá entender mais ainda os interesses e gostos dos seguidores.

7. Interaja com o público

Ninguém gosta de falar com a parede, não é mesmo? Quando você interage com a audiência, eles se sentem acolhidos e passam a ter uma sensação de carinho pela marca. Daí, surge o tão conhecido relacionamento. Por meio de um atendimento eficiente, a marca deve mostrar que está lá para o cliente, tanto para tirar dúvidas, ajudar ou apenas conversar.

8. Use o famoso Call To Action

CTA é uma sigla para o termo inglês Call To Action, que, traduzindo para o português, significa Chamada para Ação. Às vezes, é preciso virar uma chavinha no seguidor para despertar a vontade de consumir o produto/serviço, e o CTA irá ajudar nisso!

Primeiramente, escolha o objetivo da sua chamada. Não peça para o seguidor fazer tudo de uma vez, isso vai deixá-lo confuso. Em segundo lugar, para funcionar, use sempre a frase no verbo imperativo. Combinado?!


E aí, o que achou dessas dicas? Compartilhe comigo a sua opinião, as suas experiências e vamos construir ainda mais conhecimento!

¹Fonte: bit.ly/3lbBf3o

 


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