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Qual a importância de um briefing completo para um projeto?

Qual a importância de um briefing completo para um projeto?
Matheus Gdikian
out. 22 - 3 min de leitura
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Já imaginaram o que aconteceria se um grupo de engenheiros desenhasse a construção de uma ponte ligando duas cidades sem ter as informações necessárias para tal tarefa?

Por que essa ponte está sendo construída? Qual a quantidade de veículos que transitaria por essa região? Qual a distância entre as duas margens? Qual peso estimado para essa obra?

Obviamente que existem muitas outras perguntas a serem respondidas para a construção de uma ponte. O ponto é: sem todas as perguntas e respostas necessárias, muito provavelmente essa obra será uma catástrofe (e a ponte vai cair!). Com o marketing digital não é diferente!

Os resultados de uma campanha digital (seja para a área de mídia, criação/produção, planejamento, atendimento, comunicação, BI, Social, etc...) são um reflexo da qualidade na construção dos briefings.

Quanto mais informações temos do lado dos anunciantes, mais preciso é o planejamento e elaboração das estratégias de comunicação como um todo.

Em diversas situações os clientes acabam preenchendo o briefing incompleto por pressa ou ansiedade na expectativa de iniciar as atividades das áreas o quanto antes, sem se atentar que isso influenciará muito nas tomadas de decisões, planejamentos estratégicos e consequentemente nos resultados de campanha.

Não existe um briefing padrão para todas as áreas de uma empresa

Cada uma delas deve receber um documento que especifique exatamente quais são as dores e necessidades do anunciante naquele momento. A partir disso, a equipe estará preparada e direcionada para tomar as melhores decisões com base nessas informações, além de estruturar aquilo que faz mais sentido para o cliente.

Por exemplo, um modelo de briefing para uma campanha de marketing digital (mídia) precisa conter diversas informações importantes para o sucesso do projeto.

Vamos lá:

Agora pare para imaginar se você precisasse construir um projeto para a Coca-Cola com apenas duas informações dessa lista de perguntas acima. Difícil, né?

Por exemplo, sem as informações de que as ações dessa campanha da Coca-Cola fossem para os estados de SP e RJ, o profissional de mídia responsável por esse projeto provavelmente entregaria essa campanha para o Brasil todo. Ou seja, além de entregar uma comunicação para o público de uma região que não tem acesso à promoção, estaríamos desperdiçando a verba do cliente com esforço em uma região que não trará resultados.

Para resumir, queremos dizer que além da importância de um briefing bem explicado pelo anunciante, parte do sucesso dos projetos de marketing digital dependem muito do trabalho a quatro mãos entre empresas do ramo de digital e os próprios anunciantes. A aproximação e troca entre esses dois pilares é fundamental para que o resultado e consequentemente o crescimento dos números aconteça.

Pense que cada projeto na sua empresa, por menor que ele seja, é uma ponte. Para construí-la você precisará de insumos. Caso contrário, ela cairá!  


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