[ editar artigo]

Transição de carreira: por onde começar?

Transição de carreira: por onde começar?

 

Recomeçar do zero em uma área profissional totalmente nova, sem nenhuma experiência, é um verdadeiro desafio. No entanto, a transição profissional é um acontecimento cada vez mais presente no mercado de trabalho. Muitos fatores podem levar a essa decisão, inclusive a atual pandemia, que teve um impacto social e emocional inquestionável desde o seu surgimento. De acordo com a Pearson, grupo britânico de educação, 76% dos brasileiros repensaram suas carreiras nesse período.

No meu caso, até a metade deste ano, ainda trabalhava na minha jornada anterior: Direito. Nessa área, foram longos cinco anos e meio, nos quais trabalhei, obtive experiências incríveis e  conheci pessoas que fizeram a diferença. Contudo, eu sempre senti que faltava algo mesmo antes da pandemia, como se aquela não fosse a direção, sabe?

Na busca pelo o que me realizaria profissionalmente, o marketing surgiu como um assunto com o qual tinha muita afinidade e comecei a ler mais sobre o tema. Nessa época, tive a oportunidade de participar da criação e construção de uma empresa - fato que foi decisivo para entender que era o momento de pensar realmente em deixar o Direito. Daí, como um barco a vela, a vida passou como um vento e mudou o rumo.  

Depois disso, chegou a fase de me especializar. Senti a necessidade de entender mais, ter informação e propriedade para lidar com o assunto. Por isso, iniciei um MBA na área para adquirir conhecimento consistente, conhecer profissionais e ter acesso ao mercado. Nessa trajetória, alguns pontos foram essenciais. Para ser mais específica, 5 passos  me ajudaram muito nesse processo. E, se você também estiver nesse momento de sua vida profissional, talvez também possa ajudar você. Vamos conferir?! 

 

5 passos  que me ajudaram na transição de carreira

  1. Escolha sua nova carreira: entenda o que você quer e persista na sua decisão.   

  2. Planeje-se: prepare sua mente e seu bolso para uma nova realidade. Recomeçar significa lidar com desafios financeiros e psicológicos.  

  3. Faça uma especialização: procure por cursos, qualificação, mantenha seu networking aquecido e ativo. Isso vai ajudar a encontrar uma nova colocação.   

  4. Mapeie as oportunidades: entenda o mercado seus objetivos e crie estratégias para alcançar o que deseja.

  5. Explore o mercado: chegou a hora de começar.  Coloque-se no mercado de trabalho, procure manter sua rede de contatos e siga em frente.  

 

Agora, quero saber de sua história: você já passou ou está passando por alguma transação de carreira? Vamos dividir experiências!

ZAHG Academy
Camila Oliveira
Camila Oliveira Seguir

Pisciana, Baiana, 25 anos, formada em Direito mas apaixonada pelo mkt, amo estar perto da natureza, curtir meus amigos, minha família e minha cadelinha Charlotte

Ler conteúdo completo
Indicados para você