Recomeçar do zero em uma área profissional totalmente nova, sem nenhuma experiência, é um verdadeiro desafio. No entanto, a transição profissional é um acontecimento cada vez mais presente no mercado de trabalho. Muitos fatores podem levar a essa decisão, inclusive a atual pandemia, que teve um impacto social e emocional inquestionável desde o seu surgimento. De acordo com a Pearson, grupo britânico de educação, 76% dos brasileiros repensaram suas carreiras nesse período.
No meu caso, até a metade deste ano, ainda trabalhava na minha jornada anterior: Direito. Nessa área, foram longos cinco anos e meio, nos quais trabalhei, obtive experiências incríveis e conheci pessoas que fizeram a diferença. Contudo, eu sempre senti que faltava algo mesmo antes da pandemia, como se aquela não fosse a direção, sabe?
Na busca pelo o que me realizaria profissionalmente, o marketing surgiu como um assunto com o qual tinha muita afinidade e comecei a ler mais sobre o tema. Nessa época, tive a oportunidade de participar da criação e construção de uma empresa - fato que foi decisivo para entender que era o momento de pensar realmente em deixar o Direito. Daí, como um barco a vela, a vida passou como um vento e mudou o rumo.
Depois disso, chegou a fase de me especializar. Senti a necessidade de entender mais, ter informação e propriedade para lidar com o assunto. Por isso, iniciei um MBA na área para adquirir conhecimento consistente, conhecer profissionais e ter acesso ao mercado. Nessa trajetória, alguns pontos foram essenciais. Para ser mais específica, 5 passos me ajudaram muito nesse processo. E, se você também estiver nesse momento de sua vida profissional, talvez também possa ajudar você. Vamos conferir?!
5 passos que me ajudaram na transição de carreira
Escolha sua nova carreira: entenda o que você quer e persista na sua decisão.
Planeje-se: prepare sua mente e seu bolso para uma nova realidade. Recomeçar significa lidar com desafios financeiros e psicológicos.
Faça uma especialização: procure por cursos, qualificação, mantenha seu networking aquecido e ativo. Isso vai ajudar a encontrar uma nova colocação.
Mapeie as oportunidades: entenda o mercado seus objetivos e crie estratégias para alcançar o que deseja.
Explore o mercado: chegou a hora de começar. Coloque-se no mercado de trabalho, procure manter sua rede de contatos e siga em frente.
Agora, quero saber de sua história: você já passou ou está passando por alguma transação de carreira? Vamos dividir experiências!