ZAHG Academy
ZAHG Academy
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Um papo sobre dados, Social Listening e Olimpíadas

Um papo sobre dados, Social Listening e Olimpíadas
Marcele Dórea
ago. 20 - 3 min de leitura
000

 

As Olimpíadas de Tóquio foram, sem dúvida, uma das mais esperadas de todos os tempos. Afinal, com o adiamento em 2020 por conta da pandemia, havia uma expectativa imensa por parte de atletas, torcedores, imprensa...de todo o mundo na verdade.  É que, para além das competições, existe algo maior nesse evento. A ideia de comunhão entre os povos de todo o planeta inspira, estimula conversas e nos dá esperança de um mundo melhor. Este talvez tenha sido o reflexo mais importante neste momento pandêmico: a esperança de uma vida melhor e com saúde.

 

De fato, não faltaram momentos repletos de emoção nos jogos, exemplos de superação, força, tenacidade. O Brasil surpreendeu em esportes novos na competição e, assim, ganhamos uma heroína de treze anos - a Fadinha. Por outro lado, Rebeca Andrade conquistou medalhas inéditas em um esporte que ainda não tinha trazido medalhas para o nosso país. Como diz o famoso narrador, haja coração!

 

Diante disso e do atual contexto em que estamos, considerei relevante pesquisar as Olimpíadas de alguma forma ou algum aspecto isolado dos jogos. Acreditei, então, que a Cerimônia de Encerramento seria um bom momento para ter uma percepção geral. A minha ideia inicial foi realizar o monitoramento durante a transmissão ao vivo, concentrando nas menções do Twitter, onde seria possível obter interações praticamente simultâneas à cobertura pela TV. No intuito de restringir minhas capturas à festa em questão, optei por palavras-chave bastante específicas e organizei o meu filtro da seguinte forma: 

 

olimpíadas AND (encerramento OR "festa de encerramento" OR "cerimônia de encerramento")

 

A análise foi feita sobre 2. 857 menções em 08/08/2021, das 7h45 às 10h30, a partir de uma amostragem de 70%. O resultado foi muito satisfatório, com itens totalmente relacionados ao objetivo. Os dados trouxeram algumas surpresas para o que tinha inicialmente em mente e confirmou algumas hipóteses. A partir disso, o Social Listening realizado conseguiu trazer insights interessantes. Então, vamos aos resultados!

 

Mulheres e homens em equivalência

Assim como nos jogos, houve uma distribuição muito semelhante entre homens e mulheres conversando online sobre o encerramento durante a transmissão.

 

Mobile em evidência

Parece que os internautas acharam muito mais prático acompanhar o evento pelo celular enquanto viam a cerimônia. Você foi um deles?

 

Tóquio 2020 ou Paris 2024?

Mesmo Paris sendo o próximo destino ( e que destino, hein?!), os usuários ainda tinham muito o que falar sobre Tóquio. E, para isso, não pouparam o uso da hashtag #Tokyo2020 durante a transmissão. 

 

O pódio dos retweets

Neste caso, os tweets medalhistas abordaram a cultura dos animes, o espetáculo de luzes e a presença de Rebeca Andrade como porta-bandeira do Brasil no encerramento. Qual foi o seu retweet na ocasião?

E aí, o que você achou dos resultados? Conte nos comentários a sua percepção sobre a Cerimônia de Encerramento das Olimpíadas 2020. Vamos conversar!

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você